sábado, 30 de abril de 2016

Lundu - Curiosidades


O Lundu é uma dança de origem africana que foi trazida para o Brasil pelos escravos da Angola e do Congo. É uma dança em que os homens e as mulheres podem dançar em pares ou soltos. Seu objetivo originalmente era o cortejo. Enquanto dançavam, os homens tentavam se aproximar das moças, mas elas o recusavam, porém, mais adiante na dança, ela acaba aceitando sua companhia. 

Em meados do século 18, ocorram as primeiras manifestações dessa dança no Brasil. Os escravos que trabalhavam nas senzalas faziam rodas de batuque, continuando assim, uma tradição africana, mas no Brasil.

Porém, como essa dança era muito sensual, quando ela foi levada para Portugal, ela precisou passar por um processo de peneiração. Suas performances então passaram a ser mais suavizadas para que fosse aceita na Corte Portuguesa, além de ter que se adequar aos padrões católicos, pois, a Igreja Católica na época era muito influente.

Logo no final do século 18, o Lundu se apresentava de forma mais urbana, com acompanhamento de versos, possuía humor e era muito envolvente, logo passou a ser muito popular em salões.
No fim do século 19, o Lundu atingiu sua popularidade no Brasil, possuindo um sentimentalismo mais de modinhas. O compositor e ator Xisto Bahia foi um grande responsável por divulgar o estilo no país. Não somente levado por ele, mas também pelos escravos que foram levados aos estados do Norte e Nordeste.

‘’Isto é bom’’ é uma canção escrita por Xisto Bahia e lançada por ele em 1902, pela casa Edison. Essa canção é um marco inicial das gravações fonográficas no Brasil.


https://www.youtube.com/watch?v=iUqorvESjQI

Nenhum comentário:

Postar um comentário